logo-prof-historiaA criação do ProfHistória, Mestrado Profissional em Ensino de História, configurado em rede nacional, tendo a participação de 12 IES (UFRGS, FURG, UFSM, UESC, UFSC, UFT, UFRRJ, UFF, UNIRIO, UERJ, PUC-RIO) sendo a UFRJ sua instituição âncora. Foi aprovado em agosto de 2013, pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) / CAPES , tendo obtido o conceito 4.

O ProfHistória é um programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de História e tem como objetivo proporcionar formação continuada que contribua para a melhoria da qualidade do exercício da docência em História na Educação Básica, visando a dar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de História.

O ProfHistória é um curso presencial com oferta simultânea nacional, conduzindo ao título de Mestre em Ensino de História. As instituições de Ensino Superior que integram a Rede Nacional do ProfHistória são denominadas Instituições Associadas e são responsáveis pela execução do curso.

Em 2015, a rede de ProfHistória foi ampliada em mais 18 núcleos, dispostos em todas as regiões do país. Em agosto de 2016, quando os alunos da primeira turma apresentarão seus trabalhos finais, a segunda turma terá início nos seguintes núcleos UFRJ, UFRRJ, UERJ, UNIRIO, UFF, PUC-Rio, UFT, UDESC, UFSC, UFRGS, UFSM, UFPR, UEM, UNESPAR, UEPG, UNIFESP, UNICAMP, UFMT, UEMS, UNEMAT, UNEB, UFS, UFRN, UFPE, URCA, UFPA, UNIFAP.

Regimento Geral Nacional out/2021

Regulamento do Núcleo da UFRJ out/2021

Coordenador Nacional: Prof. Dr. Marcelo de Souza Magalhães
Secretaria Nacional: Solange Fernandes